quarta-feira, 19 de março de 2014

César Guerra-Peixe nasceu em Petrópolis (RJ) em 18 de março

CÉSAR GUERRA PEIXE

(Petrópolis 1914 - Rio de Janeiro 1993)

Quarteto Egan - MOURÃO - César Guerra-Peixe - CENTENÁRIO



"ARRANJADORES" - Guerra Peixe - Afro-Sambas /Baden Pow




Guerra PeixeCésar Guerra-Peixe nasceu em Petrópolis (RJ) em 18 de março de 1914, de ascendência portuguesa. Aos sete anos já tocava violão, violino e piano de ouvido. 

Dos sete aos dez anos viajou por algumas localidades dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, participando sempre de conjuntos típicos, cuja lembrança  parece haver ficado em sua memória.
Iniciou seus estudos de violino com o professor Gao Omacht, no Conservatório Santa Cecília de Petrópolis, no ano de 1925. 

Neste estabelecimento estudou também um pouco de piano e teoria musical. Mais tarde, na Escola Nacional de Música, estudou com Paulino d’Ambrósio. 

No período que vai de 1930 a 1933, compunha música de sabor popular, que instrumentava como podia, a fim de adquirir prática. Em 1934 transferiu-se definitivamente  para o Rio de Janeiro e fez parte de orquestras de salão em confeitarias, bares e cafés e, esporadicamente, em orquestras sinfônicas.

Em 1938 iniciou novos estudos de harmonia no curso particular com o professor Newton Pádua, ingressando depois no Conservatório Brasileiro de Música, no ano de 1943, onde fez cursos de aperfeiçoamento em composição, contra-ponto e fuga  com Newton Pádua e H. J. Koellreutter, que o introduziu na técnica dodecafônica.

Foi um dos fundadores do Grupo Música Viva, que abandonou em 1949, por ocasião de uma viagem à Recife, onde assistiu à diversas apresentações folclóricas; e tão impressionado ficou com o Maracatu, que, finalmente decidiu abandonar definitivamente o dodecafônismo, voltando a professar o nacionalismo musical. 

Teve sua Sinfonia n. 1 (1946) executada pela Orquestra da BBC de Londres. Mais tarde, seu Noneto foi regido por Hermann Scherchen, que o convidou para residir na Europa. Mas Guerra Peixe preferiu assinar contrato com uma emissora de rádio do Recife, como orquestrador e compositor, a fim de de poder estudar os aspectos menos divulgados do folclore nordestino. 

Ali  aprofundou suas pesquisas, colhendo temas, anotando ritmos, observando cada peça e reunindo conclusões que seriam publicadas, em 1956, em sua esplêndida obra Maracatus do Recife.
Realizou também pesquisas em São Paulo.

 Fixou residência no Rio de Janeiro a partir de 1962, tornando-se violinista da Orquestra Sinfônica Nacional e professor de composição do Seminário de Música Pró Arte. Lecionou também na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e na Escola de Música Villa-Lobos. Foi o criador da Escola Brasileira de Música Popular.  

Faleceu no Rio de Janeiro em 26 de novembro de 1993.
Guerra Peixe é autor de obra vasta, abrangendo praticamente todos os gêneros musicais.Compôs duas sinfonias, uma das quais dodecafônica. 

Compôs ainda duas suítes sinfônicas, numerosas peças de música de câmara (Noneto, Trio1945, Quarteto 1947), três peças para violão (Ponteio, Acalanto Choro) além de obras para flauta, violino, fagote, piano, etc.

Bibliografia:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural
Vasco Mariz - Figuras da Música Brasileira Contemporânea
       Universidade de brasília, 1970, segunda edição.

Site da Academia Brasileira de Música http://www.abmusica.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário